Notícias
A cadeia de suprimentos e suas conexões

25 nov
2014

A cadeia de suprimentos e suas conexões

img-X

Uma cadeia de suprimentos é uma rede de organizações conectadas. Mesmo com a independência de cada unidade, todas trabalham em conjunto, gerenciando e melhorando o fluxo dos processos, desde a matéria-prima até o consumidor final.

Destacamos cinco questões importantes sobre essa realidade, que podem ser aplicadas a diferentes mercados:

1) Grandes Preocupações
Existem 4 áreas que precisam de atenção especial para não serem prejudiciais para uma ou mais partes de uma cadeia de suprimentos.

– Conflito de interesse individuais. Propinas e fraudes mudam processos, fornecedores ou sub-fornecedores.
– Corrupção. Produtos que atravessam fronteiras, alfândegas e contornam leis de importação ou exportação.
– Preocupações com a reputação. Segurança do ambiente, saúde e condições de trabalho.
– Transferência de dados e tecnologia. Trabalhar com fornecedores de transferência de dados, arriscando IPs, segredos comerciais e dados pessoais.

2) Questões Regionais
As grandes empresas possuem cadeias de suprimentos ao longo de todo o planeta. Porém, seus perfis não são iguais em todas as regiões. Em locais em que a maioria dos pagamentos é feita em dinheiro (ex: África e Ásia), o risco de imprevistos é maior.

Outro fator de risco é o número limitado de fornecedores em determinadas regiões. Se existirem apenas uma ou duas empresas específicas, todos precisarão trabalhar com eles.

3) Diminuindo Riscos
O segredo para uma cadeia de suprimentos de sucesso é diminuir os riscos ao máximo. É saudável criar planos específicos, que levem em conta todo e qualquer risco que possa acontecer. Os melhores planos costumam ser os internos de amplo alcance, como auditorias, divulgações de funcionários e fornecedores.

4) Direitos Humanos
Uma cadeia de suprimentos de escala mundial precisa estar atenta às questões de direitos humanos. Em vários países, infelizmente, diversas empresas se utilizam de trabalho infantil, escravo ou de baixíssima remuneração.

Se de um lado a empresa pode criar renda e centenas de empregos em partes pobres do mundo, por outro ela precisa ter atenção para que a relação seja benéfica para ambos os lados, principalmente em saber qual será o impacto social e econômico nas comunidades onde vai trabalhar.

5) Imprevistos x Soluções
Não importa o quanto os diretores e colaboradores sejam profissionais. Imprevistos acontecem a qualquer hora e lugar. A diferença sempre vai estar em como a empresa lida com eles. Agir prontamente é o ideal, buscando uma ou mais soluções, para mostrar a todos o comprometimento com a qualidade e transparência. Nenhuma cadeia de suprimentos possui um processo calmo e sereno. Hoje, o mundo inteiro funciona em altíssima velocidade. E, independente desse cenário criar condições maiores para imprevistos, a postura da empresa com a solução deles será fundamental.

Fonte: SAP

Sem comentários

Comentários estão indisponíveis