Notícias
A vitória é de todos com a tecnologia nos esportes

07 abr
2014

A vitória é de todos com a tecnologia nos esportes

Além da competição dentro de campo, o negócio dos esportes precisa ganhar a luta diária pela atenção e lealdade dos torcedores e patrocinadores. E a tecnologia tem proporcionado novas maneiras para envolver o público.

Cheering fans at football match

Uma das formas de alcançar os torcedores durante a era digital é através das mídias sociais.  No ano passado, as menções ao Super Bowl nas redes foram três vezes maiores em relação ao ano anterior, chegando a 52,6 milhões de comentários. A interação digital se torna mais inteligente e colaborativa, com visualizações dinâmicas que mostram como o jogo está sendo discutido nas mídias sociais, e como as interações mudam imediatamente após um lance decisivo, por meio de tecnologia SAP. Os fãs também podem verificar em que parte do país a discussão sobre certo tema se iniciou e ter acesso a informações exclusivas dos bastidores em primeira mão.

A melhor experiência de torcedor vai além do seu computador: os estádios e arenas também estão usando as ferramentas analíticas. O Madison Square Garden (em Nova Iorque), palco de inúmeros eventos esportivos, incluindo os Knicks da NBA e os NHL Rangers, está desenvolvendo sistemas para gerenciar dados dos frequentadores em todas as etapas, desde sua assiduidade até seu comportamento de compra, para oferecer uma experiência mais personalizada. Pense em descontos, upgrades de assentos e talvez até mesmo um “Feliz Aniversário” no telão do campo.

Outro caminho importante para agradar os torcedores é, claro, melhorar o desempenho da equipe. Esqueça as planilhas de anotações, no ano passado o time de futebol americano San Francisco 49ers foi o primeiro da NFL a usar o programa SAP Scouting para se preparar para o processo de seleção da liga. O aplicativo permite que olheiros baixem facilmente dados do rendimento dos atletas no campo, e combina dados quantitativos com avaliações para gerar um perfil completo de cada candidato. Os perfis podem ser comparados uns aos outros e em relação aos atletas naquela mesma posição.

Há muito mais para explorar sobre o vínculo entre tecnologia e esportes. Um exemplo é a utilização do SAP HANA para melhorar a experiência das mais de 25,8 milhões de pessoas que jogam oFantasy Game (link para nota sobre o game) da NFL, e a geração de estatísticas completas da NBA.

A multidão apaixonada nos estádios e nas casas agora tem rostos e nomes.  Graças à tecnologia, equipes e ligas possuem as ferramentas para conhecer seu público, e o torcedor só ganha nesta experiência aprimorada.

Fonte: SAP

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.