Notícias
Cidades Inteligentes. Você mora em uma?

01 set
2014

Cidades Inteligentes. Você mora em uma?

Smart_City

As cidades da América Latina estão grifadas com marca texto na economia global. Milhões de pessoas saíram da linha da pobreza e viraram público-alvo de empresas nacionais e internacionais. O que anda acontecendo para esse crescimento se manter constante e sólido nessas cidades?

O celular evoluiu. Com processadores rápidos, internet e aplicativos, agora ele se chama smartphone. A TV também. Hoje com internet banda larga, as pessoas podem ver filmes online, fazer videoconferências, acessar e-mails, jogar em rede. Seu nome agora é Smart TV.

Esse novo conceito Smart também já é usado em cidades e a América Latina está aplicando-o. O termo metrópole não faz mais justiça aos diversos avanços que São Paulo, Buenos Aires, Santiago, dentre outras cidades latino-americanas estão tendo. Elas estão chamando atenção por apresentarem soluções criativas e inovadoras que transformam a cidade em Smart. Conheça agora alguns exemplos que estão reinventando o dia a dia das pessoas.

Em São Paulo, um novo aplicativo acabou com o trânsito na frente dos colégios. Quando a mãe ou pai está chegando, basta apertar um botão e pronto. Por smartphone ou tablet, os colaboradores do colégio recebem um aviso com a foto do aluno, nome completo, série e as pessoas autorizadas a retirará-lo. O tempo de chamar o aluno até a portaria é o mesmo do responsável chegar. Fácil, rápido e sem fila dupla.

Já em Buenos Aires, os argentinos se reúnem em “Cluster Criativos”. Neles, há um grande incentivo para empresas do mesmo setor se mudarem para o mesmo bairro. Com isso, conseguem proporcionar a troca de experiências, renovar a região, virar referência e aumentar a qualidade de vida dos profissionais, que vão morar próximo ao trabalho.

Em Santiago, o governo chileno reúne jovens com ideias empreendedoras em um evento chamado Urban Tradition. Ele existe há 4 anos e oferece suporte financeiro e consultoria para as Start Ups com as melhores ideias, mesmo que elas não tenham a cidade de Santiago como destino final. Produtos e serviços para exportação são muito bem-vindos.

Fique atento! A economia da América Latina não está crescendo apenas pela melhor distribuição de renda. A combinação de capital, empreendedorismo e tecnologia está reinventando absolutamente tudo e, na maioria dos casos, de uma forma irreversível.

E você? Está fazendo algo inovador para transformar sua cidade em Smart?

Fonte: SAP

Sem comentários

Comentários estão indisponíveis