Notícias
Cloud Computing para PME's

26 set
2012

Cloud Computing para PME’s

Ao se tornar público que durante 2012 oitenta das mil empresa mais importantes, de acordo com a revista Fortune, estariam trabalhando com a nuvem, surgiu uma dúvida: apenas as grandes empresas veem os benefícios em trabalhar na nuvem? Ao elevar a baixa penetração da nuvem nas PMEs a dúvida parece tornar-se ainda mais maior. Entretanto o fato é que a nuvem também tem benefícios para as PMEs e pode revolucionar a formam como funcionam.

Para entender por que a nuvem traz vantagem às PMEs é necessário enumerar três de seus principais benefícios: custos, ubiquidade e segurança. Quanto ao custo, a explicação resulta evidente, em uma empresa com menos capital, organizar toda uma estrutura tecnológica em um lugar físico requer um investimento muito elevado e possivelmente, inacessível. Graças à nuvem é possível seguir com processos que de outra forma não poderiam ser implementadas. Além disso, por este baixo custo, se pode obter toda a parte operativa do sistema em funcionamento, consultá-la e modificá-la sem importar de onde está trabalhando. Nesse sentido, a ubiquidade da nuvem permite às PMEs funcionar sem estruturas físicas tão determinadas, torna-as flexíveis para  melhorar sua eficiência e otimizar seu crescimento. Quanto à segurança, muitas vezes criticada, as PMEs não teriam de outra forma, a capacidade de investimento necessária para ter respaldos de todos os processos em caso de acidentes e problemas com os sistemas. Além disso, segundo um estudo da Symantec, a nuvem incrementa significativamente as possibilidades de se recuperar logo após um desastre tecnológico, já que a informação costuma estar dividida em diferentes servidores para mantê-la protegida diante de diferentes eventualidades.

Mas existem dois grandes motivos que ainda detêm às PMEs em se animar a trabalhar na nuvem: o mito de que só servem para as grandes empresas e o mito de que é uma moda passageira. Em ambos casos, os especialistas demonstraram que a nuvem chegou para ficar e além disso, chegou com oportunidades para todos.

Fonte: SAP

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.