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Como fazer da mobilidade uma realidade

06 mar
2013

Como fazer da mobilidade uma realidade

Tecnologias como mobilidade, computação na nuvem e in-memory tem a capacidade de transformar a forma de fazer negócios nas distintas áreas de uma empresa, especialmente quando convergem e se combinam. E a mobilidade está no centro desta revolução.

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O Dr. Ahmed El Adl, vice-presidente das Soluções Móveis Globais da SAP, sustenta que o CIO de uma empresa deve compreender que a tecnologia móvel deve alcançar a toda a organização, e propõe se focar em três áreas específicas para potencializar seus resultados:

– Produtos:

Inspirar novos produtos: As empresas com mais êxitos impulsionaram novas tecnologias móveis com o objetivo de criar produtos e serviços, que já estão emergidos nas diferentes indústrias.
Reviver produtos existentes: Somar sensores inteligentes a um produto pode dar a você o potencial de coletar dados, enviá-los a um sistema de analíticas de big data que use tecnologia in-memory na nuvem, e ter então acesso em tempo real a essa informação de qualquer dispositivo móvel. O bom é que isso já é possível sem afetar custos ou tempos de implementação excessivos.

– Negócios:

Criar novos negócios ou transformar os existentes: A mobilidade pode transformar sua organização, preparar o cenário para novos negócios, ajudá-lo a conseguir novos clientes e abrir novos mercados.
Inventar novos modelos e processos de negócios: Novos modelos de negócios (como o social e colaborativo) podem requerer uma maior integração de sócios, fornecedores e clientes. E os novos produtos requerem de novos processos de mercado, vendas e serviços.

– Pessoas:

Dar poder aos empregados: Além de oferecer a eles telefones inteligentes inovadores e de apoiar a tendência de BYOD (Bring Your Own Device), a empresa deve identificar que outras soluções e ferramentas podem fazer do trabalho de cada linha de negócio mais eficiente.
Criar um novo ecossistema: Um dos maiores benefícios das novas soluções de mobilidade e organizações sociais é que podem ser utilizadas para criar uma nova rede de sócios de negócios, fornecedores e clientes.
Acompanhar mudanças nos clientes: Os contínuos avanços tecnológicos aumentam as expectativas dos clientes, e para poder satisfazê-las e superá-las, a empresa deve ir mais além do habitual e realizar uma pesquisa completa dos processos e ferramentas que utilizam os clientes para aumentar a rentabilidade. Por exemplo, você pode substituir o tradicional CRM por um CRM social para aumentar a satisfação e retenção dos clientes.

O sucesso de sua estratégia de mobilidade – sem importar a indústria ou região – se medirá em base aos produtos e serviços gerados pela sua equipe para capitalizar as novas tecnologias. Para conquistar uma vantagem maior da mobilidade, o CIO deverá adotar um papel de liderança que lhe permita identificar as oportunidades dentro da empresa e criar uma nova equipe que promova a inovação.

Fonte: SAP

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