Notícias
Gartner: nuvem é mais segura que local

06 out
2014

Gartner: nuvem é mais segura que local

Cloud-Computing

Ainda muito se discute sobre a segurança dos ambientes de TI em nuvem e sua confiabilidade em contraste às soluções instaladas no local – o chamado on-premise. Entretanto, para o Gartner, a computação em nuvem é mais segura.

Quem afirmou isso foi Daryl Plummer, vice-presidente da consultoria internacional. Segundo Plummer, ao contrário do que se acha, cloud computing é mais seguro que soluções on premise.

“Mas isso não significa que é algo que deva ser desconsiderado”, afirmou o executivo em seguida. A informação é da Computerworld.

Para Plummer, o ponto crítico da discussão dos ambientes em nuvem está na privacidade dos dados. Segundo o executivo, muitos provedores estão construindo estruturas de processamento ou buscando parcerias com data centers para prover acesso local aos dados e proteger as informações.

Um exemplo disso são os recentes anúncios de player internacionais de TI para instalar data centers no Brasil. Gigantes como Microsoft, SAP e Oracle compõem a lista de empresas que terão dados sediados localmente.

O termo computação em nuvem orbita no mercado de TI há quase uma década. Apesar disso – e da intensificação dada pela indústria em seus discursos há pelo menos cinco anos – o tema parece não ter decolado plenamente em solo nacional.

De acordo com a IDC, a grande maioria das empresas brasileiras ainda está em fases muito iniciais quanto a cloud computing, com projetos como virtualização de parques de máquinas e consolidação de infraestruturas.

Um estudo recente da IDC indica que 76% dos líderes de negócio acreditam que a TI tem papel importante quando o assunto é inovação. E mais: 55% vem que inovar só é viabilizada com as áreas de tecnologia ou com parceiros.

Por outro lado, o mesmo levantamento da consultoria indica que apenas 20% dos gestores de TI participam dos comitês de inovação das organizações.

Fonte: Baguete

Sem comentários

Comentários estão indisponíveis