Notícias
Inauguração SAP Labs Latin America

03 dez
2013

Inauguração SAP Labs Latin America

A NMS esteve presente na inauguração do  SAP Labs Latin America, o segundo prédio da SAP em São Leopoldo/RS.

Nestor Sansana

Nestor Sansana

A SAP investiu R$ 60 milhões, 17% acima da previsão inicial, para duplicar sua área no Tecnosinos, agregando quase 10 mil m2 e capacidade para 500 estações de trabalho.

O novo espaço receberá em um primeiro momento 190 funcionários que estavam em salas alugadas em um dos edificios do parque tecnológico leopoldense.

Hoje, o SAP Labs Latin America tem 566 funcionários. Com as novas instalações, o número deve subir para 750 funcionários até o final de 2014 e 800 em 2015.

Além dos funcionários, o novo espaço abrigará também o chamado Innovation Center, no qual serão mostrados protótipos e novos produtos em TVs interativas de 80 polegadas, por meio das quais até 12 pessoas podem interagir ao mesmo tempo com aplicações SAP.

As outras áreas são o Executive Briefing Center, um espaço dedicado aos clientes SAP (a empresa realiza eventos no local com alguma frequência) e o Global SAP Co-Innovation Lab através do qual a empresa trabalha de forma conjunta com parcerios na criação de novos produtos.

A expansão sinaliza um comprometimento de longo prazo da SAP, que já havia investido R$ 41 milhões na primeira fase do centro, um dos 14 existentes no mundo.

Com uma equipe já próxima das 1 mil pessoas, o SAP Labs será um dos maiores empregadores na área de TI do Rio Grande do Sul, junto com operações semelhantes mantidas pela Dell e HP em Porto Alegre.

Éber Biques / Nestor Sansana

Éber Biques / Nestor Sansana

Em relação aos outros centros de países dos chamados BRIC, o centro brasileiro está à frente do russo, que projeta chegar aos 250 funcionários até 2015 e não tão longe do chinês, onde trabalham 1,2 mil. O maior Labs é o da Índia, onde trabalham 4 mil profissionais.

“Meus KPIs são a quantidade de provas de conceito que viram produtos, o engajamento com os clientes e a satisfação dos funcionários”, afirma o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner.

O executivo afirma que o SAP Labs está se saindo bem nos três quesitos tendo entregue três de oito projetos que começaram como conceitos.

O SAP Labs contrata em peso um segmento especialmente disputado da mão de obra. Profissionais com cinco anos de experiência compõem 61% do quadro, com uma média de idade de  29 anos. Dos contratados, 86% se formaram nos últimos dois anos.

A empresa consegue reter os funcionários, com uma rotatividade de 6,8%, frente a uma média de mercado na faixa dos 20%. A taxa de retenção dos estagiários é alta (85%), assim como o número de funcionários que foi estagiários (17%). Os índices de promoção são da ordem do 30% do quadro anual e as posições de gerência são ocupados em 90% por funcionários promovidos.

Equipe SAP e Parceirios após inauguração do SAP Labs

Equipe SAP e Parceiros após inauguração do SAP Labs

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.