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Remessa antecipada: enviar o produto antes da compra

21 fev
2014

Remessa antecipada: enviar o produto antes da compra

As análises preditivas estão estabelecendo novos parâmetros para o comércio.

Ferramentas como o Big Data permitem que as empresas tracem o perfil dos consumidores de maneira cada vez mais refinada e descubram suas preferências e como atrair sua atenção.

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“Estamos vivendo uma época de ouro da pesquisa comportamental. É incrível o quanto podemos descobrir sobre como as pessoas pensam agora”, explica Eric Siegel, consultor e presidente de  Predictive Analytics World.

O processo de “remessa antecipada de encomenda” foi recentemente patenteado pela Amazon. A tática consiste em enviar produtos para os centros de distribuição mais próximos dos consumidores com maior propensão de comprá-los antes mesmo de que façam o pedido.

Várias empresas varejistas já realizam análises preditivas sobre a demanda dos usuários para enviar ofertas que lhes sejam atraentes. Mas a Amazon acredita que, com o volume de informações coletadas e as análises realizadas, pode ir além e definir previsões certeiras sobre pedidos futuros de clientes específicos.

Todos os termos de pesquisa e navegação do usuário são coletados e analisados em conjunto, permitindo conhecer seus hábitos de consumo e até mesmo seus costumes pessoais. Usando o histórico de compras, dados dos cliques, período de tempo na página do produto, e até mesmo a duração da permanência do cursor em certo item e da leitura de comentários, é possível identificar o nível de interesse em certos bens e prever o que irá adquirir adiante.

De acordo com o Wall Street Journal, a Amazon afirmou que os atrasos são um fator de resistência em comprar produtos online. A técnica APS (anticipatory package shipping) reduziria os prazos de entrega e deixaria os consumidores satisfeitos, com probabilidade de recebimento do pedido no dia seguinte, no mesmo dia, ou até mesmo dentro de algumas horas.

A estratégia de remessa antecipada admite uma margem de erro, mas propõe soluções para amenizar os custos. Caso não efetuada a compra, se poderá oferecer um grande desconto pelo item ou mesmo entregá-lo como presente, fortalecendo a boa relação com os clientes.

Fonte: SAP

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