Notícias
SAP lança solução inédita no mercado para gestão de contratos Agrícolas

11 abr
2013

SAP lança solução inédita no mercado para gestão de contratos Agrícolas

A solução da SAP para agronegócios é pioneira no Brasil e atende empresas de todos os tamanhos, promovendo a gestão eficaz de contratos agrícolas em um mercado cada vez mais dinâmico

O SAP Labs Latin America – centro de desenvolvimento e de localização de soluções SAP baseado na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul – anuncia a nova solução SAP Agricultural Contract Management (ACM), voltada para gerenciar todos os contratos agrícolas.

Um dos setores de maior importância para a economia brasileira, o agronegócio representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estima que a safra brasileira de grãos atinja 185 milhões de toneladas em 2013. Segundo a consultoria IDC, o agronegócio responde por apenas 2% do mercado brasileiro de TI.

De acordo com o gerente de agronegócios da SAP Brasil, Claudio Lot, esse mercado está em constante mudança. “A competição nesse setor está começando a se acirrar, e a TI passará a ser vista pelos produtores como um modo de ganhar vantagem competitiva. A solução de agronegócios da SAP atenderá 80% das necessidades do mercado brasileiro e está concentrada na originação de grãos, sementes e carga seca agrícola”, conta o executivo, acrescentando que o setor possui demandas muito específicas e o SAP Agricultural Contract Management assegura que a cadeia será bem administrada, especialmente em setores que dependem de matérias-primas, tais como commodities agrícolas, que apresentam significativa oscilação tanto em fornecimento quanto em precificação.

Com essa solução, empresas da agroindústria terão domínio de todas as relações na cadeia de suprimento de matéria-prima e de todo o processo, possibilitando: identificar fornecedores de grãos; gerenciar o volume, o preço e a qualidade; controlar prazos de entrega e adiantamentos; e acompanhar a liquidação final do contrato – podendo ser por uma ou mais safras. A solução da SAP ajuda a garantir o planejamento preciso do suprimento e assegura transparência do desempenho de contratos individuais durante toda a validade do documento e junto a fornecedores, parceiros e clientes.

Segundo o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner, essa solução para agronegócios é um elemento positivo para qualquer mercado no mundo, sobretudo no Brasil, onde os negócios agrícolas têm necessidades específicas e buscam soluções que sejam localizadas para atender às suas demandas. “Essa é mais uma evidência de que desenvolver uma solução no Brasil para o Brasil traz resultados muito positivos para o mercado local”, afirma Wagner.

A solução SAP Agricultural Contract Management é inédita no Brasil e levou mais de três anos para ser desenvolvida, atendendo às necessidades fiscais do país. Já está integrada ao módulo de contabilidade brasileira, incluindo impostos como o ICMS, para atender aos requisitos fiscais do país, além de possibilitar a integração com todo o portfólio SAP.

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.