Notícias
Segurança: 1 a cada 4 PMEs apresentam falhas na segurança

24 out
2012

Segurança: 1 a cada 4 PMEs apresentam falhas na segurança

Ainda que muitas vezes se pense que as PMEs não devem se preocupar com a segurança, a realidade mostra que muitas delas sofrem com problemas que poderiam ser evitados.

O uso de uma ferramenta tão simples e fundamental como a Internet pode ajudá-las a competir com grandes empresas, mas também coloca-as em um nível similar quanto a vulnerabilidade da segurança. Os dados de um estudo da Symantex na América Latina indicam que ainda que muitas empresas digam dar a devida importância à segurança, poucas implementam medidas efetivas: 53% não tem proteção de endpoints; 51% não tem respaldo nem recuperação nos desktops; 39% não conta com uma solução antispam; 33% necessita da proteção de um antivírus.

Resumindo, estes são os três problemas principais da segurança, hoje em dia:
– Processos de trabalhos online sem prévia instalação de medidas de segurança. Do momento em que os dispositivos de uma empresa são conectados à internet, devem ser protegidos para cuidar a informação e processos que possam ser valiosos e vulneráveis. A nuvem, nesse sentido, pode oferecer uma solução ideal para duplicar o armazenamento de dados e tê-los respaldados em algum lugar além das instalações próprias da empresa.
– Falta de conhecimento em segurança. Nas grandes emrpesas, os departamentos de TI investem uma importante porcentagem de seus recursos para manter seus empregados informados e atualizados para conhecer vulnerabilidades e reduzir possiblidades de erros humanos. A melhor forma de solucionar esta questão em uma PME é ter consciência de que os investimentos em segurança não são um desperdício de dinheiro, mas sim uma forma real de proteger o valor da empresa.
– Não ter uma carta na manga, em caso de problemas. É necessário ter um guia de passos a seguir em caso de um acidente de segurança. De comprovar que os sistemas de backup funcionem realmente, pensar como realizar certas tarefas no caso de que a informação fique inacessível por um tempo, o planejamento para reagir de forma dinâmica ajuda a superar quase qualquer problema.

Fonte: SAP

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.