Notícias
Smartphones devem substituir telefones fixos

10 set
2012

Smartphones devem substituir telefones fixos

A tendência é que os telefones fixos desaparecem das mesas dos escritórios dentro de cinco anos. Essa é a previsão de 500 CIOs entrevistados em um estudo realizado pela consultoria Vanson Bourne.

Entre, os executivos entrevistados 65% preveem que os telefones tradicionais com correio de voz não serão vistos nas mesas dos funcionários dentro de cinco anos. O estudo também revelou o ceticismo dos CIOs sobre a tecnologia de tablets como o iPad, da Apple. Quase um quarto (24%) deles revelou que os tablets vão “sair de moda”.

Um grande número de organizações já substituiu seus telefones tradicionais pela tecnologia de voz sobre IP (VoIP) para permitir que seus colaboradores façam chamadas gratuitas pelas redes baseadas na internet.

Um fator de apoio à crença dos CIOs sobre o fim do telefone com secretária é o rápido declínio nas tarifas das chamadas telefônicas nos contratos de terminais móveis para as empresas. O comportamento pessoal indica que muitos preferem fazer chamadas pelos celulares corporativos.

Outra tecnologia que os gestores de TI acham que vai desaparecer são os desktops, na opinião de 62% dos CIOs entrevistados. Em contraste, os smartphones (13%) são vistos como os dispositivos com menos hipóteses de serem abandonados.

Tony Grace, diretor de operações da Virgin Media Business, que encomendou o estudo no Reino Unido, referiu que “o ritmo de mudança com a tecnologia está tendo um efeito transformador sobre a nossa forma de trabalhar. Uma década atrás, teria sido impensável um escritório sem telefones”, diz ele. “Agora é difícil imaginar as pessoas viverem separadas dos smartphones”.

Sobre os tablets, Grace acredita que “a tecnologia tablet ainda tem um longo caminho a percorrer para ficar ao lado dos smartphones como um equipamento essencial de negócio”.

Fonte: Computer World

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.