Notícias
Sua PME deve aderir ao modelo de negócio escalável?

06 jun
2014

Sua PME deve aderir ao modelo de negócio escalável?

img_2

Abrir uma empresa é um grande desafio que requer muita dedicação, paciência e persistência. Com a ideia em mente, é preciso estudar o mercado, os concorrentes e criar um planejamento a médio prazo para se ter uma base de investimento e rendimento. Após toda essa análise, chega a fase mais difícil: abrir as portas e operacionalizar o negócio.

Aderir ao modelo de negócio escalável é um dos segredos que as PMEs vêm adotando para conseguir prosperar nessa fase tão difícil.

Mas afinal, o que é um modelo de negócio escalável? A escalabilidade permite que as PMEs cresçam de forma uniforme, aumentando a eficiência operacional sem ter que aumentar o número de funcionários ou a infraestrutura. Ou seja, os empreendedores precisam manter o custo da empresa sempre o mais baixo possível sem prejudicar os processos operacionais.

E como realizar tal façanha?

– Simplificar processos operacionais e gerenciais, permitindo que qualquer pessoa consiga executar as tarefas necessárias. Dessa forma não será necessário contratar mão de obra especializada logo no início.

– Escolher ferramentas, softwares e serviços escaláveis também. Assim você poderá pagar somente por aquilo que a sua empresa precisar, aumentando o investimento conforme for necessário. O armazenamento de dados em nuvem é um ótimo exemplo de serviço sob demanda, com vantagens para as PMEs.

– Na primeira fase, é preciso evitar muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Primeiro, escolha produtos e serviços que supram as necessidades do cliente e, após a estabilização da empresa, surpreenda com algum diferencial que não prejudicará o seu caixa e nem o seu operacional.

Lembre-se, uma PME escalável deve crescer continuamente sem aumentar os custos. O empreendedor deve estar muito atento aos números na primeira fase de operacionalização, pois muitas empresas não conseguem chegar nem ao primeiro ano de vida por erros de gerenciamento administrativo. Para que as PMEs tenham sucesso, é preciso atualizar o planejamento pensando sempre no modelo de negócio escalável. E vice-versa.

Fonte: SAP

Sem comentários

Comente:

You must be logado em para postar um comentário.